Paris, França (PANA) - O Presidente francês, Emmanuel Macron, saudou a morte do primeiro-ministro, ivoiriense Amadou Gon Coulibaly, qualificando-o de "grande servidor da Côte d'Ivoire", "artesão do seu desenvolvimento económico" e "fiel amigo de França".
"Ele saúda a memória e a dedicação dum grande servidor da Côte d'Ivoire, o artesão do seu desenvolvimento económico e um amigo leal de França. Neste momento de luto, França manifesta a sua solidariedade indefetível com a Côt d'Ivoire e o seu povo e vai continuar a engajar-se, ao seu lado, no caminho da paz e da reconciliação ", declarou quinta-feira o Palácio do Eliseu num comunicado.
O chefe de Estado francês, acrescentou a mesma fonte, associa-se à imensa tristeza do Presidente Alassane Ouattara e apresenta as suas condolências ao povo da Côte d'Ivoire e à família do primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly.
O primeiro-ministro da Côte d'Ivoire morreu quarta-feira, em Abidjan, de um mal-estar ocorrido em plena reunião do Conselho de Ministros, depois do seu regresso à Côte d'Ivoire, a 02 de julho, de uma estada de dois meses de convalescença em França para cuidar de problemas cardíacos.
Amadou Gon Coulibaly era o candidato da Coligação dos Houphouëtistas para a Democracia e Paz e (RHDP) às eleições presidenciais de outubro de 2020, na Côte d'Ivoire.
-0- PANA BM/IS/MAR/IZ 10julho2020