Paris, França (PANA) – França, que condenou firmemente a violência que enlutou o centro do Mali, sábado, matando 135 civis, saudou a decisão do Governo maliano de dissolver as milícias.
Segundo o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, França apoia o compromisso do Governo maliano de dissolver as milícias que aterrorizam a região centro do país e que devem ser desarmadas.
Numa nota, o Ministério apelou às autoridades malianas para tudo fazer para encontrar e julgar os autores destes massacres.
Sábado, uma centena de homens armados atacaram a aldeia de Ogossagou habitada por civis da etnia peul, fazendo 135 mortos e cerca de 50 feridos.
Depois deste ataque, o Governo maliano tomou, domingo, uma série de medidas, incluindo a dissolução da milícia dogon Dan Na Ambassagou (caçadores que confiam em Deus, em língua dogon) considerada como aliada do poder maliano, mas acusada de ter levado a cabo esta matança.
Face a esta situação, o Governo francês revelou que vai continuar a apoiar os esforços para garantir a proteção das populações e criar as condições de um diálogo e de uma reconciliação nacional, mais do que nunca necessária no centro do Mali”.
-0- PANA BM/BEH/MAR/IZ 26março2019