França saúda chegada de África do Sul à presidência da União Africana
Paris, França (PANA) – O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros saudou a eleição do chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, à presidência da União Africana (UA), durante a 33ª cimeira da UA decorrida em Addis Abeba (Etiópia), de 9 a 10 de fevereiro de 2020, e reafirmou a sua disponibilidade de trabalhar com ele.
"França apresenta as suas felicitações a África do Sul, país com qual mantém um diálogo estratégico", refere um comunicado oficial.
A reafirma a determinação de França de continuar e intensificar a sua cooperação com a UA em aplicação da declaração de intenção sobre a cooperação entre França e a Comissão da UA de 8 de junho de 2018 e no quadro da parceria entre a União Europeia e a União Africana.
França diz igualmente estar disponível para apoiar os avanços feitos pela 33ª cimeira da UA, em matéria de integração económica e comercial com a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Promete ainda apoiar os avanços feitos no domínio da transição energética com a iniciativa africana para as energias renováveis, e no domínio da paz e da segurança, em África, com uma mobilização do continente sobre as crises, nomeadamente no Sahel e na Líbia, sublinha o documento.
O Presidente sul-africano assumiu a presidência da organização continental para um mandato de um ano, em substituição do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, e anunciou que vai preparar duas cimeiras em maio próximo, em Pretória, sendo a primeira sobre a ZCLCA e a segunda sobre as questões de segurança.
-0- PANA BM/BEH/MAR/IZ 17fev2020