Agência Panafricana de Notícias

França saúda acordo preliminar entre partes malianas

Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, saudou o acordo preliminar assinado domingo último em Argel (Argélia) entre o Governo maliano e movimentos político-militares do norte do Mali, qualificando o texto “de equilibrado e benéfico para o Mali e a região”.

Depois de sublinhar a importância do trabalho para a materialização deste acordo e o seu êxito graças ao apoio da comunidade internacional, o chefe da diplomacia francesa afirmou que o seu país vai apoiar todas as partes para realizar os objetivos atribuídos ao acordo.

Ele exortou os movimentos do norte, ainda não signatários e que « contribuíram positivamente para este primeiro passo » a assiná-lo “sem delongas”.

O acordo estipula a preservação dos interesses nacionais do Mali e o restabelecimento da unidade nacional com base na integridade territorial do país bem como a transparência na gestão dos assuntos e o respeito pelos direitos humanos.

Ele prevê também a necessidade de considerar a diversidade étnica e a aceleração do desenvolvimento económico conjugado com o restabelecimento rápido da segurança e a luta contra o terrorismo e o crime transfronteiriço.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 02março2015