França reúne conselho de defesa sobre ataque terrorista no Níger
Paris, França (PANA) - França reúne esta terça-feira o seu Conselho de Defesa e Segurança Nacional (CDSN), em Paris, para avaliar o ataque terrorista perpetrado domingo no Níger, que fez oito mortos dos quais seis cidadãos franceses, soube a PANA de fonte oficial, na capital francesa.
Oito trabalhadores humanitários, dos quais seis de nacionalidade francesa, o seu guia e o seu motorista nigerinos, foram mortos a tiro domingo por homens armados vindos de motos à zona de Kouré, a 60 quilómetros a leste de Niamey, a capital nigerina, quando eles percorriam a zona que alberga as últimas girafas da África Ocidental.
A maioria das vítimas foram abatidas a tiro e uma mulher que tentou fugir foi capturada e degolada, indicaram fontes de segurança nigerinas.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou domingo ter discutido com o seu homólogo nigerino, Mahamadou Issoufou, sobre o ataque mortífero e expressou as suas condolências e o apoio da nação francesa às famílias e aos próximos das vítimas.
« Os dois estadistas garantem que os todos meios necessários serão disponibilizados para esclarecer as circunstâncias deste ataque mortífero nas próximas horas. A sua determinação de continuar a luta em comum contra os grupos terroristas no Sahel permanece intacta”, sublinhou a Presidência francesa.
O CDSN francês constitui um Conselho restrito, que se reúne em momentos de crises, particularmente no que diz respeito à condução das operações externas, e tem por objetivo fixar os objetivos e coordenar a política de segurança e defesa.
-0- PANA BM/JSG/FK/IZ 10agosto2020