França reforça apoio às forças malianas no combate ao terrorismo
Bamako, Mali (PANA) – A França quer reforçar o seu apoio às forças malianas graças aos seus aliados europeus, no difícil combate aos djihadistas, declarou terça-feira em Bamako a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly.
"O combate ao terrorismo é um combate de longa duração. Uma guerra não se avalia em cada batalha efetuada”, sublinhou Parly em declaração à imprensa.
Evocou os grandes progressos realizados na luta contra o terrorismo, aludindo à destruição, segunda-feira última, pelo Exército maliano, duma base logística e a apreensão de armas e de material pertencentes a terroristas.
Aconselhou paciência na guerra contra djihadistas, anunciando ao mesmo tempo o arranque duma operação de Barkhane (operação militar francesa) nas zonas fronteiriças entre o Burkina, o Mali e o Níger.
"Vamos tomar tempo para vencermos estes grupos que prosperam aproveitando-se das dificuldades sociais e económicas dos países sahelianos... Barkhane não se encalha. Barkhane adapta-se continuamente...É preciso ainda tempo para construirmos esta resiliência das forças locais. O nosso engajamento no Sahel é e permanece uma prioridade para França”, frisou Florence Parly.
A ministra francesa das Forças Armadas chegou terça-feira última a Bamako, onde foi recebida pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita.
Os dois interlocutores abordaram assuntos ligados nomeadamente ao reforço da cooperação bilateral, ao desenvolvimento e à crise de segurança no Sahel, segundo uma fonte oficial.
A visita da governante francesa ao Mali é a primeira etapa de uma digressão pelo Sahel, que a levará também ao Tchad e ao Burkina Faso.
-0- PANA GT/TBM/MAR/DD 5nov2019