Agência Panafricana de Notícias

França reduz efetivo militar no Mali

Paris, França (PANA) – França vai doravante reduzir a sua presença militar no Mali mas continuará a acompanhar o país nos desafios que o esperam, afirmou terça-feira em Paris o Presidente francês, François Hollande.

Discursando perante embaixadores de França reunidos para a conferência anual, François Hollande considerou que o seu país conseguiu, em oito meses, afastar terroristas do Mali, garantir a segurança no país e favorecer a transição política neste território.

"França continuará a acompanhar o Mali nos desafios como restaurar o Estado de direito, melhorar a governação, garantir a segurança, levar a cabo o desenvolvimento e dar prova de vigilância extrema", insistiu.

Cerca de três mil soldados franceses estão atualmente presentes no Mali onde participaram nomeadamente, em julho último e em agosto corrente, em operação de segurança das eleições presidenciais ganhas por Ibrahim Boubackar Keita cuja investidura está prevista para a próxima semana.

França pretende reduzir para mil, até a dezembro próximo, o efetivo da sua força militar no território maliano e considera que, para além do Mali, cabe aos próprios Africanos garantirem principalmente a segurança do seu continente.

-0- PANA SEI/DD 28agosto2013