Agência Panafricana de Notícias

França receia explosão de violência na República Centro Africana

Paris, França (PANA) – O Governo francês disse haver um risco de a contestação das irregularidades eleitorais reveladas durante a primeira volta das legislativas na República Centro Africana ser feita por vias outras não democráticas e ameça a segurança neste país.

Falando durante um briefing com a impren
acto de a mobilização ativa da comunidade internacional não ter permitido garantir a 23 de janeiro último um escrutínio regular, transparente e democrático na República Centro Africana.

« Em particular, as eleições legislativas conheceram em alguns locais graves irregularidades. A oposição decidiu retirar os seus candidatos na segunda volta marcada para 27 de março de 2011. Ela estará portanto ausente da Assembleia Nacional saída deste escrutínio », acrescentou Valero.

Ele instou todos os atores políticos centroafricanos a estabelecer o diálogo para que a segunda volta das legislativas decorra em melhores condições.

« Pensamos que pelo diálogo a classe política centroafricana pode resolver as suas divergências e alcançar um acordo. Temos ainda 48 horas para agir e evitar o boicote do escrutínio pela oposição”, declarou o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/MAR/TON 27fev2011