Agência Panafricana de Notícias

França reafirma apoio à intervenção militar africana no Mali

Paris, França (PANA) – França continua disposta a apoiar uma ação militar africana contra os grupos armados islamitas que ocupam o norte do Mali, declarou sexta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Falando durante um briefing com a imprensa, Lailliot garantiu que esta questão será abordada quinta-feira próxima em Paris durante um encontro entre o primeiro ministro-maliano, Cheik Modibo Diarra, e o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

«Como sabem, nós já declaramos a nossa disponiblidade de apoiar materialmente uma operação africana desde que ela seja no quadro de uma resolução do Conselho de Segurança (das Nações Unidas)", sublinhou.

O porta-voz do Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros) considerou, por outro lado, que o pedido de apoio dirigido recentemente pelo Presidente maliano interino, Diancounda Traoré, à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) abre caminho à votação de uma resolução do Conselho de Segurança autorizando o uso da força contra os islamitas presentes no norte do Mali.

Após várias cimeiras dos chefes de Estado e reuniões dos seus responsáveis, a CEDEAO indicou ter concluído o plano de desdobramento de uma força de cerca de três mil homens no Mali, logo que o Conselho de Segurança der luz verde.

-0- PANA SEI/TBM/DIM/IZ 14set2012