Agência Panafricana de Notícias

França reafirma apoio à AMISOM

Paris- França (PANA) -- O porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valéro, reafirmou terça-feira em Paris o apoio do seu país à Missão Africana de Paz na Somália (AMISOM), considerando que ela efetua um "trabalho corajoso e notável".
"França condenou com a maior firmeza as ações terroristas e renovou o seu apoio total e firme aos soldados africanos", defendeu Valéro durante uma conferência de imprensa.
Segundo ele, o apoio à AMISOM inscreve-se numa estratégia global de apoio de França às instituições federais de transição somalís.
"Lembro-vos que França procedeu no ano passado à evacuação para Nairobi (Quénia) de militares da AMISOM gravemente feridos.
Nós ajudámos na formação no Djibuti de mais de 500 soldados do Exército somalí.
Este duplo apoio à AMISOM e ao Governo Federal de Transição prosseguirá", acrescentou.
Cerca de seis mil soldados africanos, essencialmente Burundeses e Ugandeses, estão desdobrados na Somália onde protegem as instituições e as autoridades de transição.
Os efetivos da força africana de paz deverão ser nos próximos dias elevados para oito mil homens com a chegada de contingentes da Guiné-Conakry e do Djibuti.