Agência Panafricana de Notícias

França quer campanha eleitoral serena para presidenciais no Senegal

Paris, França (PANA) – França deseja que a campanha eleitoral para as eleições presidenciais previstas para fevereiro próximo no Senegal decorra com serenidade e transparência, declarou quarta-feira em Paris o porta-voz adjunto do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Romain Nadal.

Falando em conferência de imprensa, o responsável francês indicou que o seu país deseja que o escrutínio, ao qual se candidatou o Presidente cessante Abdoulaye Wade, de 85 anos de idade, se realize de forma transparente.

« Estamos atentos ao bom desenrolamento do processo eleitoral. Várias missões de observação eleitoral, nomeadamente da União Europeia (UE), serão desdobradas durante a eleição com o acordo do Senegal”, defendeu.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé, afirmou terça-feira a neutralidade total do seu país na organização das eleições presidenciais no Senegal desejando que elas sejam « as mais transparentes possíveis ».

A estrela da música senegalesa, Youssou Ndour, anunciou segunda-feira à noite a sua candidatura a este escrutínio.

Ele junta-se assim a vários líderes da vida política do país candidatos a escrutínio, dos quais os antigos primeiros-ministros, Moustapha Niasse (de 3 a 29 de abril de 1983 com o então Presidente Abdou Diouf e de 3 de abril de 2000 a 3 de março de 2001 com o atual Presidente cessante Abdoulaye Wade), Idrissa Seck (de 4 novembro de 2002 a 21 de abril de 2004 com o Presidente Wade), e Macky Sall (de 21 abril 2004 a 19 junho de 2007 com o Presidente Wade).

-0- PANA SEI/TBM/FK/DD 04jan2012