Agência Panafricana de Notícias

França quer apaziguar tensão entre Norte e Sul do Sudão

Paris, França (PANA) – O Governo francês declara-se pronto para apoiar qualquer medida que possibilite a restauração da confiança entre as partes sudanesas e o estabelecimento das relações apaziguadas entre o Sudão e o Sudão Sul, afirmou esta segunda-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando em conferência de imprensa, o responsável francês apelou às autoridades do Norte e do Sul para se basear nos arranjos encontrados a 20 de junho último sobre Abyei /fronteira entre as duas partes), as zonas transicionais e a gestão da fronteira entre o Norte e o Sul para resolver todas as questões pendentes depois do referendo de 9 de janeiro último.

« A criação dum novo Estado sempre é um exercício delicado que supõe uma coordenação estreita entre as diferentes autoridades interessadas. Estas devem prosseguir com a dinâmica positiva proveniente dos acordos de 20 de junho último para chegar a uma resolução rápida e à elaboração dum estatuto final para Abyei e para todas as questões pendentes », declarou Valero.

Após a votação em massa a favor do « Sim » durante o referendo de 9 de janeiro último, a independência do Sudão Sul será oficialmente proclamada no próximo sábado em Juba, a capital do futuro Estado.

-0- PANA SEI/AAS/FK/DD 04julho2011