França promete apoio ao processo político na Líbia
Paris, França (PANA) - O ministro francês para a Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, anunciou quinta-feira, em Paris, o apoio de França ao processo político em curso na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Para marcar este apoio, Le Drian recebeu no mesmo dia, na capital francesa, o ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha.
Neste processo político líbio conduzido sob a égide das Nações Unidas traduz-se, França apoia, nomeadamente, a continuação do diálogo político interlíbio, declarou quinta-feira Agnès von der Mühll, diretora de comunicação e imprensa, porta-voz do Quai d'Orsay.
O apoio França estende-se igualmente à plena implementação do cessar-fogo assinado pelos partidos líbios, que prevê a partida das forças estrangeiras e mercenários, segundo ainda a porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
A reunião desta quinta-feira, acrescentou, faz parte dos contactos regulares que França mantém com todos os atores líbios.
A situação na Líbia deteriorou-se gradualmente com a morte do coronel Kadafi, em outubro de 2011, e duplicou de intensidade com os confrontos mortais entre as tropas governamentais e da rebelião de Khalifa Haftar, com um balanço superior a mil mortos e várias centenas de milhares de pessoas deslocadas.
Os dois lados são apoiados por países terceiros, particularmente a Turquia para o Governo e o Egito, os Emirados Árabes Unidos e a Rússia para Haftar.
Estes países são acusados de não estar a cumprir o embargo de armas contra a Líbia imposto pelo Conselho de Segurança das Nações Unidos, contribuindo para a escalada significativa das hostilidades no terreno.
As partes em conflito, na Líbia, assinaram um acordo de cessar-fogo, a 23 de outubro último, em Genebra, Suíça, sob a égide da ONU, no âmbito da reunião da Comissão Militar Mista 5+5, entre os representantes militares do Governo e a rebelião liderada por Khalifa Haftar.
-0- PANA BM/TBM/DIM/IZ 20nov2020