França promete ajudar Nigéria em matéria de segurança
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu ao seu homólogo nigeriano, Muhammadu Buhari, o apoio necessário para este país da África Ocidental ultrapassar as ameaças de segurança.
Os dois estadistas comprometeram-se a trabalhar juntos na luta contra a insegurança que afeta a região da bacia do Lago Tchad e toda a faixa da região do Sahel.
O compromisso foi assumido durante um encontro terça-feira, em Paris, à margem da cimeira França-África consagrada ao relançamento das economias africanas.
"O Governo francês estará ao lado da Nigéria e está disposto a apoiar o país a ultrapassar as suas ameaças de segurança”, garantiu o Presidente francês, citado pelo porta-voz da Presidência nigeriana, Garba Shehu.
Macron prometeu igualmente apoiar a Nigéria a enfrentar os desafios ligados às vacinas contra o coronavírus.
De acordo com um comunicado oficial, o Presidente Buhari expôs os desafios da Nigéria bem como dos seus vizinhos, e falou das medidas tomadas para relançar a resposta face à situação, sobretudo com a nomeação de novas chefias militares.
Buhari afirmou igualmente a vontade da Nigéria de trabalhar com França e todos os parceiros internacionais para enfrentar os desafios de segurança e agradeceu ao Presidente Macron por ter aceitado reforçar a parceria existente com a Nigéria.
-0- PANA MON/AR/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 20maio2021