Agência Panafricana de Notícias

França primeira fornecedora do Benin do segundo trimestre 2020

Cotonou, Benin (PANA) - França representa a primeira fornecedora do Benin, durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Análise Económica (INSAE).

França totalizou, no segundo trimestre do ano em curso, 12,6 por cento dos bens  adquiridos no exterior com comprascompra avaliadas em 35 biliões, 300 milhões contra 11 biliões, 800 milhões de francos CFA, no trimestre anterior, ou seja, uma evolução de 19,5 por cento, revela o boletim trimestral do comércio externo publicado pelo INSAE.

Os principais produtos comprados pelo Benin são, entre outros, os medicamentos no valor de sete biliões, 800 milhões; as carnes e miudezas comestíveis de três biliões de francos CFA  correspondentes a um peso de 6089,5 toneladas e  medicamentos antibióticos e seus derivados no valor de dois biliões 400 milhões de francos CFA.

Numa base anual, os bens adquiridos de França registaram um aumento de 0,4 ponto percentual, e os bens que contribuíram para este acréscimo são os óleos de petróleo ou de minerais asfálticos e preparações ao peso de 70 por cento ou mais (4,6 pontos percentuais), os medicamentos (3,0 pontos percentuais), o fio-máquina de ferro ou de aço (2,7 pontos percentuais) e as carnes e miudezas comestíveis (1,6 ponto percentual)  bem como as baterias e acumuladores elétricos e as suas partes e peças sobressalentes (1,3 ponto percentual).

 França é seguida pela China que se posicionou no primeiro lugar no trimestre precedente e cujas importações para o Benin diminuíram 43,4 por cento durante este trimestre. O Benin comprou deste país mercadorias no valor 26 biliões contra 45 biliões  800 milhões de francos CFA no trimestre anterior. Entre outros produtos, o Benin adquiriu deste país as motocicletas e ciclos equipados dum motor auxiliar para uma soma de três biliões 500 milhões de francos CFA, os outros tecidos  a conter pelo menos 85 porcento de peso de algodão branqueados, tintos, estampados ou tratados de outra forma, dum peso a não exceder 200g/m2 no valor de um bilião 800 milhões de francos CFA ( 2586,8 toneladas  e as cadeiras de rodas e outros veículos para inválidas partes e peças avulsivas dos artigos do grupo 785” para uma soma de um bilião 400 milhões de francos CFA(655 francos CFA equivalem a um euro.

-0-PANA IT/IS/FK/IZ  14set2020