Agência Panafricana de Notícias

França preocupada com degradação de liberdade de imprensa no Burundi

Paris, França (PANA) – França exprimiu a sua preocupação na sequência da promulgação pelas autoridades burundesas duma lei sobre a imprensa contrária aos compromissos internacionais assumios peloo Burundi, declarou quinta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Entre outros compromissos assumidos pelo Burundi em novembro de 2012, Lalliot aludiu nomeadamente ao Pacto Internacional relativos aos Direitos Civis e Políticos,.

Falando em conferência de imprensa, o responsável francês apelou às autoridades burundesas para respeitarem a liberdade de imprensa entre outras promessas feitas por elas durante a conferência dos parceiros do desenvolvimento do Burundi em Genebra (Suíça) em novembros de 2012.

" França lembra a sua dedicação à importância do papel da imprensa na governação democrática. Este princípio está inscrito no documento-quadro assinado por França e pelo Burundi por ocasião da visita a Paris do Presidente Pierre Nkurunziza em março de 2013 ", acrescentou o porta-voz do seu Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Apesar dos protestos dos profissionais da imprensa e de Organizações Não Governamentais (ONG) contra esta legislação "liberticida", o Presidente Nkurunziza promulgou-a terça-feira.

-0- PANA SEI/TBM/IBA/FK/DD 06junho3013