Agência Panafricana de Notícias

França pede reunião extraordinária da FAO sobre crise no Corno de África

Paris, França (PANA) – A presidência francesa do G-20 pediu ao diretor-geral de Organização das Nações Unidos para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, para convocar uma reunião extraordinária, a fim de avaliar amplitude da crise alimentar no Corno de África e coordenar a resposta internacional, declarou nesta sexta-feira em Paris um porta-voz do ministerio francês dos Negocios Estrangeiros, Romain Nadal.

Exprimindo-se durante um brefing, Nadal desejou igualmente que a União Europeia (UE) examinasse a crise alimentar no Corno de África, durante o Cconselho dos Negocios Estrangeiros e do seu Conselho dos Ministros da Agricultura e Pescas previstos para a próxima semana.

"Ao passo que a situação alimentar em vários países do Corno de Africa está muito preocupante, a França pede à comunidade internacional para avaliar a amplitude desta ameaça e lhe propôr uma resposta coordenada e apropriada", estimou o porta-voz do Quai d'Orsay (diplomacia francesa).

Ele sublinhou por outro lado que os ministros da Agricultura do G-20 adotaram em junho último, em Paris (França) um plano de ação sobre volatilidade dos preços de produtos alimentares e sobre a agricultura, a fim de evitar a repetição dos motins da fome de 2008.

Mais de dez miliões de pessoas estão expostas à fome no Corno de África, depois duma grave seca que ocasionou uma dimunuição significativa da produção agricola.

A Somália, já confrontada com a guerra cívil, apresenta uma das situações mais preocupantes desta sub região.

-0- PANA SEI/DIM/DD 15julho2011