Bamako, Mali (PANA) - O Tribunal de Paris solicitou um mandado de captura nacional contra a cantora maliana Rokia Traoré, no julgamento por “ rapto e tomada de refém” que o opõe ao seu ex-companheiro belga pela guarda da sua filha, noticiou o jornal francês “Le Parisien”.
Durante a última audiência, quarta-feira à tarde, o Tribunal solicitou a emissão de um mandado de captura nacional, executório em todo o território nacional francês, incluindo nos Territórios Ultramares, precisou a mesma fonte que acrescenta que o veredito é esperado a 29 de julho próximo.
O risco de proibição de estada em França em que incorre Rokia Traoré constitui um novo desenvolvimento de um caso em que um mandado de captura internacional já foi emitido contra a artista maliana por um Tribunal de Bruxelas, lembre-se.
A cantora maliana de reputação internacional foi detida, a 10 de março último, em França, em virtude deste primeiro mandado de captura.
O Tribunal de Apelação de Paris aprovou a sua entrega à Bélgica. Mas, com a situação sanitária devida à covid-19, a cantora foi libertada e sob controlo judiciário, 15 dias mais tarde, pela justiça francesa, em conformidade com as requisições do advogado geral.
A artista corre agora o risco de um mandado de captura internacional, após a sua fuga de França para o Mali, num avião privado, a 10 de maio último, durante o confinamento, nota a mesma fonte.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 12julho2020