Agência Panafricana de Notícias

França oferece Casa da Imprensa à Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- O embaixador de França na Guiné-Conakry, Jean Graebling, procedeu sexta-feira à abertura da Casa da Imprensa da Guiné destinada a ajudar na profissionalização e estruturação do setor mediático do país, refere um comunicado oficial divulgado em Conakry.
Concebido na perspetiva das eleições presidenciais de 27 de Junho próximo, esta Casa da Imprensa inteiramente equipada foi financiada graças a um desembolso financeiro do projeto de apoio orçado em um milhão 200 mil euros.
Em Maio último, o projeto ofereceu um gerador de 83 quilowatts no valor de 24 mil euros ao Instituto Superior da Informação e Comunicação (ISIC) de Kountia, no subúrbio de Conakry.
No contexto do processo eleitoral em curso, precisou o embaixador, este projeto encontra "uma justificação reforçada" que atribui à Casa da Imprensa o objetivo imediato de facilitar o trabalho dos jornalistas guineenses na sua cobertura das campanhas eleitorais e dos próximos escrutínios presidencial e legislativo.
A Casa da Imprensa é chamada a servir de elo de ligação entre os órgãos de comunicação guineenses e todas as instituições nacionais e internacionais envolvidas na organização e no acompanhamento das eleições.
Após as eleições, a Casa da Imprensa terá como tarefa essencial garantir a formação permanente dos jornalistas conakry-guineenses, conservando ao mesmo tempo a sua função de local de reuniões, conferências e debates profissionais.