França investiga morte de seus 13 soldados em acidente aéreo no Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um inquérito foi aberto, após a morte, segunda-feira à noite, de 13 soldados franceses numa colisão acidental de helicópteros durante confrontos com grupos terroristas no Mali, anunciou terça-feira a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly.
"Um inquérito foi aberto para determinar as circunstâncias exatas desta tragédia, como é uso em caso de acidente aéreo. O Escritório Inquérito Acidente para a Segurança da Aeronáutica do Estado ocupa-se deste caso”, declarou Parly à imprensa, tendo sido retransmitido em direto pelo canal France24.
"Eu deslocar-me-ei brevemente a Gao (Mali) com o chefe do Estado-Maior do Exército e para prestar homenagem a estes heróis que, até ao fim, combateram pela nossa liberdade”, indicou a governante francesa.
Para Parly, a luta contra o terrorismo é uma "luta incessante e sem piedade" que "as nossas forças levam a cabo, com determinação e obstinação, em cooperação com os nossos aliados.”
"Elas fazem-no com muita determinação, coragem e perseverança. Nós combatemos ao lado dos nossos parceiros e irmãos de armas malianos, nigerianos, burkinabes para, juntos, darmos a estes países a paz e a estabilidade a que as suas populações aspiram”, disse.
A ministra francesa das Forças Armadas apelou aos países europeus para unirem as forças "para proteger a Europa do flagelo do terrorismo."
"Nós estamos de pé, unidos resilientes. É esta solidariedade que nos torna fortes, que nos permite continuar o combate”, frisou a governante francesa.
Informou que uma cerimónia para os inválidos será presidida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, nos próximos dias, em homenagem aos 13 soldados franceses mortos.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 26nov2019