Agência Panafricana de Notícias

França insta Presidente Morsi a ouvir Egípcios

Paris, França (PANA) - As interrogações legítimas exprimidas por numerosos Egípcios sobre o processo politico e o texto constitucional merecem ser ouvidas pelo Presidente egípcio, Mohamed Morsi, declarou quarta-feira em Paris o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Phillipe Lalliot.

Falando durante um briefing com a imprensa, ele desejou que o diálogo e o espírito de compromisso prevelecem sobre a violência.

"´É essencial que o processo constitucional em curso se inspire dos valores universais do estado de direito e dos princípios democráticos em nome dos quais se fez a revolução", frisou o porta-voz do Quai d´Orsay.

Há vários dias, um braço de ferro instalou-se entre apoiantes e adversários do Presidente egípcio, que se atribuiu amplos poderes antes de convidar os Egípcios a pronunciar-se num projeto controverso de constituição.

A crise política tomou novos contornos após a decisão do Presidente Morsi de conferir os poderes de manutenção da ordem e de polícia judicial ao Exército.

-0- PANA SEI/TBM/SOC/MAR/TON 13dezembro2012