Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio do Interior Fathi Bachagha, anunciou ter acordado com o seu homólogo francês, Gérald Darmanin, em "formar uma força policial de elite líbia, em coordenação com as forças especiais da Polícia francesa".
Após uma reunião quinta-feira, em Paris, Bachagha descreveu o encontro num tweet como "positivo".
"Concentramo-nos no reforço da cooperação em matéria de segurança entre os nossos dois países, especialmente nas áreas da formação e da segurança fronteiriça e costeira", afirmou.
Para além de formar uma força policial de elite líbia, foi também acordado o treinamento de outros elementos no domínio da deteção da falsificação de documentos de identidade, acrescentou.
De acordo ainda com o governante líbio, as duas partes acordaram ainda em cooperar no domínio da luta contra a imigração ilegal e a segurança costeira, dotando-se mutuamente das tecnologias e dos equipamentos necessários para o efeito.
Por outro lado, Fathi Bachagha encontrou-se também com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, com quem discutiu sobre as "formas de reforçar as relações bilaterais, alcançar estabilidade e pôr fim à divisão política, na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 20nov2020