França financia projetos de desenvolvimento social no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Mali e França assinaram, segunda-feira, em Bamako, cinco acordos de convenção no valor de cerca de 100 biliões de francos CFA (152 milhões 449 mil euros), para promoverem o desenvolvimento do Mali, soube a PANA de fonte oficial na mesma cidade.
Os acordos foram rubricados na presença do primeiro-ministro mauritano, Moctar Ouane, e do ministro francês da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, que se encontra desde domingo último na capital maliana. para uma visita oficial.
A primeira convenção concerne a uma linha de crédito a favor do Banco Nacional de Desenvolvimento Agrícola (BNDA), sob a forma de um empréstimo de 26 biliões 400 milhões de francos CFA (1 euro equivale a cerca de 655 francos CFA), acrescido duma subvenção de um bilião 500 milhões de francos CFA.
A segunda tem a ver com um empréstimo de 36 biliões 300 milhões de francos CFA, alocado à empresa Energia do Mali (EDM.SA) para o financiamento dum foco dealta tensão, no norte de Bamako.
A terceira diz respeito a um empréstimo 19 biliões 800 milhões de francos CFA atribuídos à Empresa Maliana de Gestão da Água Potável (SOMAGEP) para o financiamento da canalização da água potável em várias cidades secundárias do Mali.
A quarta diz respeito a uma subvenção de seis biliões 600 milhões de francos CFA, a favor do Projeto para a Autonomização das Mulheres e Dividendo Demográfico.
A última relaciona-se com uma subvenção de seis biliões 600 milhões de francos CFA destinados a financiar projetos sociais geridos por Jisiemé Jiri.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 27out2020