Paris, França (PANA) – Os governos francês e tunisino assinaram um projeto de desenvolvimento para financiar a construção de um novo hospital, na Tunísia, avaliado em 60 milhões de euros.
O acordo foi assinado no termo do segundo Alto Conselho da Cooperação Franco-tunisina copresidido pelos primeiros-ministros francês, Edouard Philipe, e tunisino, Youssef Chahed.
O Conselho de Cooperação franco-tunisina realizou-se, na semana finda, em Matignon, na presença dos dois chefes de Governo que rubricaram vários acordos e que saudaram as boas relações entre França e a Tunísia.
Vários temas foram abordados durante esta reunião dos quais a segurança e a luta contra o terrorismo considerados como "desafios comuns que preocupam” os dois países pelo primeiro ministro-ministro tunisino, enquanto o seu homólogo francês lembrou, do seu lado, o objetivo de França de duplicar os investimentos na Tunísia, até 2022.
Os cinco acordos são a reconversão das dívidas tunisinas acumuladas durante o período de 2002 a 2007, a criação de uma Universidade Franco-Tunisina para África e Mediterrâneo (UFTAM), a cooperação no domínio do transporte rodoviário internacional das pessoas, o financiamento pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) do projeto de Modernização dos Serviços Médicos-Sanitários, em Sidi Bouzid, e o projeto de apoio à execução do Programa Nacional da Saúde por via digital.
-0- PANA BM/IS/FK/IZ 17fev2019