França financia "Projeto 3 Fronteirias" no Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Mali assinou quinta-feira com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) uma convenção de financiamento do “Projeto 03 Fronteiras” (Mali, Níger, Burkina Faso), de dois biliões de francos CFA (três milhões e 404 mil dólares americanos).
Pela parte maliana, o documento foi assinado pela a Agência Nacional de Investimento das Coletividades Territoriais (ANICT), em Bamako.
O Projeto 03 Fronteiras, financiado por França via AFD, para três anos (2020-2022), visa contribuir para a estabilização da zona do Liptako Gourma, espaço fronteiriço entre o Mali, o Burkina Faso e o Níger, apoiando o seu desenvolvimento socioeconómico e velando por um reforço da coesão social entre as comunidades.
Na ocasião, o embaixador de França no Mali, Joel Meyer, sublinhou que o Projeto 03 Fronteiras salientará o reforço das fileiras agropastorais, através dos apoios às organizações de produtores e pelo financiamento de infraestruturas socioeconómicas selecionadas pelas coletividades territoriais nos círculos de Gao, Ansongo, Gourma-Rharous (norte) e Douentza, Bankass e Koro (centro).
O Projeto 03 Fronteiras vem completar uma carteira de projetos mais global financiada pela AFD, no montante de 140 milhões de euros (91 biliões e 700 milhões de francos CFA ou cerca de 161 milhões e 524 mil dólares americanos), para as regiões do norte e do centro do Mali abaladas por uma grave crise de segurança.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 01nov2019