Agência Panafricana de Notícias

França expulsa imame para Tunísia

Paris, França (PANA) – França expulsou quarta-feira para a Tunísia o imame duma mesquita em Paris, Mohamed Hammami, por «declarações abertamente hostis aos valores da República», anuncia um comunicado do Ministério francês do Interior.

«Os factos que lhe são imputados são particularmente graves. Durante as suas pregações, o Imam Mohamed Hammami fez alocuções abertamente hostis aos valores da República», disse o ministro francês do Interior, Manuel Valls, citado no comunicado.

Segundo Valls, o imame "valorizou o djihad violento, proferiu declarações antissemitas e justificou o recurso à violência e aos castigos corporais contra as mulheres".

O governante francês considerou ainda as alocuções de Hammami como «provocações deliberadas, repetidas e inaceitáveis da discriminação e da violência" e que constituíam "uma ameaça para a sociedade francesa e à sua segurança".

A medida de expulsão do imame foi introduzida pelo predecessor de Valls, Claude Guéant.

O ministro do Interior afirma que «a República permanecerá inflexível para com os que proferem o ódio e instrumentalizam o discurso religioso para dele fazer um discurso de intolerância e de obscurantismo».

De 76 anos de idade, o imame Hammami é o fundador da mesquita Omar, um lugar de culto sito no 11º concelho de Paris, a capital francesa.

-0- PANA BM/AAS/IBA/CJB/IZ 31out2012