Agência Panafricana de Notícias

França exige inquérito internacional sobre queda de avião na Ucrânia

Niamey, Níger (PANA) – França exige um inquérito internacional sobre a queda do avião da companhia malaia “Malaysia Airlines”, em solo da Ucrânia, fazendo 298 mortos, declarou na capital nigerina, Niamey, o Presidente francês, François Hollande.

Falando sexta-feira no segundo dia da sua digressão por África, o Presidente francês declarou, em conferência de imprensa, que « o que ocorreu, quer dizer, o avião que se despenhou com 298 pessoas a bordo, é uma tragédia ».

« Devemos conhecer a causa e é por isso que França pede um inquérito internacional para saber a verdade e conhecer as responsabilidades. É a mensagem que pedi ao meu representante no Conselho de Segurança para a transmitir a fim de que a mais alta instância internacional possa (…) buscar a verdade e que todas as consequências possam ser assumidas", advertiu Hollande.

Sobre as vítimas francesas do incidente, ele indicou que « as vítimas não têm nacionalidade. As vítimas são as vítimas das tragédias atrozes ».

«Segundo o relatório da aviação internacional, no momento em que lhes falo, parece não haver nenhum francês entre as vítimas, pois não havia nenhum francês a bordo do avião, exceto um caso que não foi esclarecido, mas, para lá do alívio para as famílias francesas, tenho um sentimento de pesar para com todas as famílias afetadas», disse o líder francês.

Declarando-se profundamente chocado, Hollande disse ter ligado aos primeiros-ministros neerlandês e malaio, devido à nacionalidade do avião e ao maior número de vítimas, e prometeu manter igualmente contactos com outros chefes de Governo "para exprimir a solidariedade de França e exigir este inquérito internacional para conhecer a causa desta tragédia », insistiu o chefe de Estado francês.

-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 18julho2014