Agência Panafricana de Notícias

França envia delegação de alto nível ao funeral do Presidente gabonês

Paris- França (PANA) -- A França será representada por uma delegação de alto nível nas exéquias do Presidente gabonês, Omar Bongo Ondimba, que morreu segunda-feira última em Barcelona, na Espanha, vítima de uma crise cardíaca, anunciou terça-feira o porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Eric Chevallier.
"Estamos a finalizar a composição da delegação.
No entanto, já estou em condições de dizer que a França será representada por uma delegação de alto nível nas exéquias do Presidente Bongo Ondimba", declarou Chevallier durante um briefing.
O diplomata francês disse desejar, por outro lado, que a sucessão do Presidente gabonês fosse organizada com o respeito pela ordem constitucional.
"Desejamos que esta sucessão se realize com calma e serenidade, conforme com as disposições previstas pela Constituição do país.
De momento, não temos nenhuma preocupação particular em relação à situação do país", indicou Chevallier estimando igualmente que a sucessão do Presidente Bongo, que dirigiu o Gabão durante 41 anos, é "apenas o assunto dos Gaboneses".
Ele sublinhou que a França não tem nada a ver com este assunto de sucessão que apenas diz respeito aos Gaboneses.
"Apenas desejamos que tudo se passe com serenidade", aconselhou o porta-voz do Quai d'Orsay (ministério francês dos Negócios Estrangeiros).