França entrega 10 milhões de vacinas a África para conter covid-19
Cotonou, Benin (PANA) - França vai entregar em breve 10 milhões de doses adicionais das vacinas AstraZeneca e Pfizer contra a covid-19 aos países africanos, de acordo com um comunicado divulgado terça-feira pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).
Estas vacinas, objeto de uma nova parceria entre o Governo francês e a União Africana, estarão disponíveis nos países-membros da União Africana, nos próximos três meses, diz o comunicado chegado à PANA, em Cotonou.
As vacinas serão atribuídas e distribuídas no âmbito da iniciativa do "Fundo Africano para a Aquisição de Vacinas" (AVAT) e do mecanismo de acesso global à vacina contra a COVID-19 (COVAX).
A iniciativa AVAT, um mecanismo de aquisição em grupo para permitir aos Estados-membros da União Africana adquirir vacinas suficientes para responder a pelo menos 50 por cento das suas necessidades, é realizada em estreita colaboração com o mecanismo COVAX, que procura, por sua vez, fornecer os 50 por cento restantes por meio de doações.
A iniciativa AVAT é conduzida em nome dos Estados-Membros da União Africana, pelos Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças, pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA), bem como o Banco Africano de Importação-Exportação (Afreximbank), que fornece os recursos para a compra das vacinas.
Já foram adquiridas vacinas suficientes no âmbito desta iniciativa para permitir aos países africanos vacinar 400 milhões de pessoas, ou um terço da população africana, até setembro do próximo ano, a um custo de três biliões, com o apoio de uma parceria inovadora estabelecida com o mundo Banco.
-0- PANA IT/IS/MAR/IZ 31ago2021