Paris, França (PANA) - O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros saudou a conclusão, no fim de semana, de um acordo global sobre a transição entre o Conselho Militar de Transição e a oposição sudanesa, e apelou às duas partes para o aplicar “de boa fé”.
O acordo global sobre a transição entre o Conselho Militar e a oposição sudanesa foi alcançado, a 2 de agosto corrente.
França encorajou as partes a aplicar de boa fé este instrumento, nos prazos fixados, para respeitar a vontade do povo sudanês.
Numa nota emitida segunda-feira pelo Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), o Governo de França reiterou a sua disponibilidade de acompanhar esta transição ao lado dos parceiros do Sudão.
Saudou o espírito de compromisso das duas partes, bem como o trabalho de mediação da União Africana (UA), que permitiram culminar na assinatura deste acordo que fixa um calendário preciso de instalação, nas próximas semanas, de um Governo dirigido pelos civis, um Conselho Soberano e um Parlamento.
O acordo sobre uma declaração constitucional concluído, sábado último, entre a Aliança para a Liberdade e Mudança (ALC, oposição) e o Conselho Militar foi rubricado, domingo, 4 de agosto, pelas duas partes e será assinado a 17 de agosto próximo.
A formação do Conselho Soberano, nova instância que vai administrar a transição, será anunciada a 18 de agosto, e a composição do Governo até finais de agosto corrente, segundo a imprensa francesa.
-0- PANA BM05/IS/IBA/FK/IZ 06ago2019