Agência Panafricana de Notícias

França empresta 60 milhões de euros a banco comercial maurício

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Comercial das ilhas Maurícias (MCB) assinaram esta quarta-feira um acordo relativo a uma linha de crédito de 60 milhões de euros destinada a financiar empréstimos verdes iniciados pela instituição financeira, soube a PANA em Port-Louis.

Assim, qualquer empresa maurícia que desejar implementar um projeto verde que responde aos critérios estabelecidos pela AFD poderá beneficiar deste empréstimo acrescido dum reembolso de oito porcento da soma « verde » investida.

Segundo a Direção do MCB, este projeto permitirá às empresas dar vida aos seus projetos verdes que visam uma melhor utilização das energias renováveis, ganhos em eficácia energética e uma melhoria da eficácia ambiental.

O MCB financiará até 100 porcento do custo dos projetos verdes implementados nas ilhas Maurícias, mas também nas ilhas Seicheles, em Madagáscar, em Moçambique e nas ilhas Comores.

"A economia verde é um dos pilares do projeto 'Maurícias Ilhas Sustentáveis', que propiciará um desenvolvimento económico e criação de empregos que durarão no futuro”, declarou a diretora da AFD, Laurence Breton-Moyet.

-0- PANA NA/AAS/IBA/FK/IZ 26março 2014