França empresta 100 milhões de euros a Marrocos
Rabat, Marrocos (PANA) - A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) colocou à disposição da empresa marroquina Casa Transport SA 1,1 bilião de dirhams marroquinos, ou seja 100 milhões de euros, sob a forma de um empréstimo.
Combinado com uma subvenção de assistência técnica de 5,5 milhões, de dirhams (500 mil euros), o crédito visa a construção de duas novas linhas de Tramway (T3 e T4), com vista a melhorar de forma sustentável a mobilidade em Casablanca, capital económica de Marrocos.
Segundo um comunicado de imprensa conjunto emitido segunda-feira, as duas partes assinaram o acordo de empréstimo durante uma cerimónia marcada pela presença da embaixadora francesa em Marrocos, Hélène Le Gal.
Esta nova assistência financeira e técnica, que consolida as relações de cooperação entre a AFD e a Casa Transport, permitirá alargar a oferta de transportes públicos acessíveis ao maior número de pessoas.
Também promoverá a utilização de um modo de transporte limpo e sóbrio em carbono e melhorar a qualidade do serviço de transporte público, acacrescenta o comunicado de imprensa.
A parceria técnica e financeira entre Casa Transport e AFD foi lançada, em 2012, com um primeiro financiamento de 23 milhões de euros para a construção da primeira linha de Tramway de aglomeração, da cidade, seguido de um segundo financiamento, em 2017, de 30 milhões de euros para a construção da segunda linha, lembre-se.
-0- PANA AT/IN/JSG/DIM/IZ 03nove2020