França e países do G5 Sahel determinados a lutar contra terrorismo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os chefes de Estado do G5 Sahel e da França reafirmam a sua determinação comum a lutarem juntos contra grupos terroristas ativos na faixa sahelo-sariana e na região do Lago Tchad, indica o comunicado publicado em Pau, na França.
"Eles prestaram uma homenagem às vítimas civis dos desmandos cometidos por esses grupos terroristas bem como aos soldados africanos, franceses e internacionais mortos no cumprimento da sua missão”, sublinha o comunicado publicado no termo da reunião dos chefes de Estado em Pau.
Os chefes de Estado do G5 Sahel expressaram o desejo de continuarem a assumir compromisso militar de França no Sahel e defenderam um reforço da presença internacional nas suas fileiras.
"Eles expressaram a sua gratidão aos Estados Unidos pelo seu apoio crucial e desejaram a a sua continuidade", de acordo com o comunicado.
Reafirmaram que esta ação comum visa proteger as populações civis, defender a soberania dos Estados do G5 Sahel, em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e os acordos bilaterais em vigor.
Prevenir uma extensão da ameaça terrorista nos países fronteiriços e restabelecer a estabilidade, condição indispensável ao desenvolvimento, também figuram entre as metas desta aliança.
Os chefes de Estado decidiram aumentar e coordenar os seus esforços com vista a uma solução rápida para a crise líbia, que continua a fomentar a instabilidade no Sahel.
Para o efeito, eles lembraram a responsabilidade da comunidade internacional, a imperiosa necessidade duma resolução prioritária deste dossiê por todas as partes e exprimiram o seu apoio aos objetivos da conferência internacional de Berlim sobre a Líbia, para restaurar a estabilidade e a segurança neste país.
O G5 Sahel agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad, países confrontados com o terrorismo.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 14jan2020