Agência Panafricana de Notícias

França e países africanos lançam nova parceria sobre emprego de jovens

Abuja, Nigéria (PANA) - França lançou uma iniciativa económica e diplomática com os países africanos que tem como objetivo combater o desemprego dos jovens através da criação de cinco milhões de empregos anualmente, como recomenda a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CENUA).

A iniciativa, denominada Fundação Franco-Africana, é um dos resultados da sétima reunião anual conjunta dos ministros africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico encerrada no fim de semana em Abuja.

O Secretariado da Fundação será baseado na Nigéria com o objetivo de apoiar a reforço das relações económicas entre França e África.

O ministro francês da Economia e Finanças, Pierre Moscovici, anunciou a iniciativa à margem da Conferência Conjunta CENUA/União Africana em Abuja por iniciativa da ministro da Economia e Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala.

A Dra. Okonjo-Iweala está a bater-se para apagar o atraso de cinco milhões e 300 mil jovens desempregados na Nigéria, mas conseguiu resolver a diferença de um milhão e 800 mil empregos requeridos anualmente pelo país com a criação de um milhão e 600 mil empregos no ano passado, segundo o Gabinete Nacional da Estatística da Nigéria.

Segundo Moscovici, a iniciativa é uma das 15 propostas para um novo dinamismo económico entre França e África, submetido ao seu Ministério em dezembro do ano passado.

As recomendações para que a economia esteja no centro das relações de parceria entre França e África receberam imediatamente a benção do Presidente francês, François Hollande, que aprovou três milhões de euros de dotação orçamental para o funcionamento da Fundação.

Hollande prometeu igualmente atrair fundos para a fundação provenientes das organizações do setor privado, da sociedade civil bem como da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

-0- PANA MON/VAO/MTA/IS/MAR/TON 31março2014