Agência Panafricana de Notícias

França e UE apoiam Benin na construção de central fotovoltaica

Cotonou, Benin (PANA)  - França e a União Europeia (UE) estão a apoiar o Benin na construção de uma central fotovoltaica de 25 megawatts, em Iloulogin, na comuna de Pobè, a sudeste do Benin, soube-se este domingo junto da representação beninense da UE.

No valor total de 40 biliões de francos CFA (60 milhões 500 mil euros), o projeto é cofinanciado com 32 biliões 800  milhões de francos CFA (um euro equivale a 655 francos CFA) pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com seis biliões 600 milhões de francos CFA pela União Europeia.

Além da construção de uma central fotovoltaica de 25 megawatts, em Pobè, a primeira central solar de envergadura no Benin e uma das mais importantes da África Ocidental, o apoio  tem em conta a modernização do sistema informático da Empresa Beninense de Energia Elétrica (SBEE).

O projeto visa garantir um abastecimento energético regular, seguro, e menos oneroso, nomeadamente ao diversificar as fontes de produção da eletricidade.

De forma específica, contribuirá, entre outros, para reforçar a autonomia energética do Benin,  diminuir o custo da eletricidade para as famílias, reduzir as emissões de gás com efeito de estufa (com 23 mil toneladas de CO2 por ano numa duração de 25 anos) e melhorar a perenidade financeira da SBEE.

No Benin, a AFD fez da energia um dos seus principais setores de intervenção ao consagrar a este quase 115 biliões de francos CFA, através de quatro projetos que devem permitir o acesso à eletricidade de mais de 850 mil pessoas e uma melhoria do serviço da energia para várias centenas de milhares outras.

Relativamente à cooperação da União Europeia no setor da energia, no Benin, ela atua nomeadamente em dois níveis.

O primeiro é apoio institucional e reforço das capacidades dos atores do setor da energia e a promoção dos investimentos nos setores portadores do acesso à eletricidade, energias renováveis e eficácia energética para uma soma global de mais de 68 biliões 200 milhões de francos CFA sob forma de doação.

-0- PANA IT/TBM/FK/IZ 22nov2020