Agência Panafricana de Notícias

França e Egito decidem apoiar Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, declarou que o seu país e França defenderam a necessidade de respeitar a unidade e a soberania do território líbio, bem como a vontade do povo líbio e as suas escolhas.

O Egito e a Líbia advogaram igualmente o apoio às instituições legítimas do Estado, em particular o Parlamento e o Exército da Líbia, trabalhando para desarmar os grupos extremistas e parar as entregas de armas e o seu financiamento.

Durante a sua visita a Paris, o Presidente egípcio abordou o dossiê da luta antiterrorista e a situação prevalecente na Líbia com o Presidente francês, François Hollande.

Al-Sissi afirmou, durante uma conferência de imprensa conjunta quarta-feira com o seu homólogo francês, que as negociações entre os dois países foram frutuosas e desembocaram num acordo para continuar a trabalhar juntos nos domínios políticos, económicos, sociais e culturais.

O Presidente egípcio declarou que as discussões refletiram igualmente um acordo entre as duas partes sobre a necessidade de esforços concertados e a coordenação entre os dois países no tratamento de numerosas questões regionais sobre as quais uma convergência de pontos de vista foi constatada sobre a gravidade do alargamento da carta geográfica do terrorismo na região do Médio Oriente e em África e a importância de agir o mais rápido possível para o vencer.

-0- PANA BY/IS/MAR/TON 26nov2014