Agência Panafricana de Notícias

França e Burkina Faso reforçam cooperação no domínio da luta contra terrorismo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, e o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, abordaram segunda-feira em Paris o reforço da sua cooperação em matéria de luta contra o terrorismo, indica um comunicado divulgado terça-feira em Ouagadougou.

No termo das suas discussões, os dois estadistas saudaram a assinatura de acordos em vários domínios relativos à luta contra o terrorismo, à energia e à água, sublinha o comunicado.

Em matéria de luta contra o terrorismo, Emmanuel Macron reiterou o engajamento de França com o Burkina Faso.

"Um engajamento respeitoso da soberania do país", confirmou por sua vez o Presidente Kaboré, lembrando o apoio da França em termos de informações e de apoios pontuais.

O Presidente burkinabe encontra-se, desde domingo em Paris, a capital francesa, para uma visita oficial de 72 horas.

Domingo , o chefe de Estado burkinabe revelou aos compatriotas residentes em França que a situação nacional do país é marcada pela questão de insegurança com ataques terroristas nas regiões do norte, do Sahel e do leste.

Estes ataques, acrescentou o chefe de Estado, causaram o encerramento de mais de 600 escolas nas regiões em causa, sublinhando a urgência de se agir para controlar este flagelo.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 18dez2018