França diz neutralizar mais de 50 terroristas no Sahel
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A força francesa Barkhane neutralizou, a 30 de outubro último, mais de 50 terroristas no Mali, na fronteira com o Burkina Faso, anunciou a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly.
em visita ao Mali.
"A 30 de outubro último no Mali, a força Barkhane levou a cabo uma operação que domou mais de 50 jihadistas, confiscando igualmente seu material bélico e armas. Saúdo o empenho dos nossos soldados; longe das nossas fronteiras, eles estão a trabalhar pela nossa segurança", regozijou-se a governante francesa, depois de recebida em audiência pelo Presidente da Transição do Mali, Bah N'Daw.
Acrescentou que esta ação de oportunidade é "um golpe significativo" para um grupo filiado na Al Qaeda (Qaïda, terrorista).
"Face ao imenso desafio de estabilização do Sahel, sei que posso contar com a determinação dos nossos militares", afirmou.
A governante francesa disse ter tido a ocasião de informar ao Presidente da Transição sobre "um sucesso recente da operação Barkhane no Mali, que mostra, mais uma vez, que grupos terroristas não podem agir impunemente."
Durante a sua estada no Mali, desde segunda-feira, além do Presidente da Transição do Mali, ela avistou-se igualmente com o Vice-Presidente e ministro da Defesa e dos Assuntos dos Veteranos.
Qualificou estes momentos de trocas de " "francos e construtivos", afirmando igualmente que "o Mali precisa de eleições democráticas, o mais rápido possível.
Também disse que o Governo de Transição em funções se comprometeu a organizá-las.
"Saúdo o envolvimento das autoridades de transição na luta contra o terrorismo. No terreno, as Forças Armadas Malianas continuam a lutar", garantiu na sua conta twitter.
A força Barcane foi lançada em 2014 para lutar contra o terrorismo no Sahel, precisamente no espaço compreendido entre Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 03novembro2020