Agência Panafricana de Notícias

França disposta a reforçar cooperação com Tunísia no setor de segurança

Túnis, Tunísia (PANA) - França está disposta a "reforçar" a sua cooperação no setor de segurança com a Tunísia depois do atentado terrorista contra um dos hotéis da cidade balnear de Sousse, que fez 39 mortos, afirmou domingo o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

"O terrorismo quis abalar a Tunísia porque é um país que conseguiu a sua revolução democrática sem a corrente extremista. Estamos dispostos a reforçar a nossa cooperação em matéria de segurança a fim de darmos cada vez mais proteção nas fronteiras com a Líbia", ", disse Valls, durante um programa político na rádio "Europe1", 'I télé'' e jornal ''Le Monde''.

Revelou que um plano de ação no mesmo contexto, que abrange a formação e o envio de peritos em reforço das forças de Polícia, já está preparado com os Tunisinos.

Acrescentou que este plano prevê igualmente uma cooperação na área da formação das forças especias e do fornecimento de equipamentos especiais.

"Levamos a cabo atualmente negociações sobre as necessidades dos Tunisinos em termos de helicópteros", informou o chefe de Governo francês, reafirmando a vontade de França de apoiar igualmente a Tunísia no plano económico.

-0- PANA AD/INTBM/IBA/MAR/DD 29junho2015