Agência Panafricana de Notícias

França disposta a garantir segurança marítima na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro francês da Defesa, Jean Yves Le Drian, exprimiu terça-feira a vontade do seu país de ajudar o Governo de União Nacional a garantir a “segurança marítima” da Líbia.

Paris espera pelos pedidos que a Líbia vão apresentar à comunidade internacional para o efeito, indicou Le Drian, citado pela cadeia de informação France 24.

O ministro francês da Defesa reiterou que o seu país esta «pronto » para ajudar o Governo de Reconciliação Nacional a garantir a « segurança marítima » no país.

« Devemos esperar porque o primeiro-ministro líbio, Fayez Al-Sarraj, revela medidas de segurança a tomar e os pedidos que ele tenciona apresentar à comunidade internacional para garantir a segurança marítima da Líbia », disse o governante francês numa intervenção no programa « Europa 1 » expressando desde já a prontidão da França.

A Europa faz face a ondas de migração clandestina através do Mar Mediterrâneo, e de que a costa da Líbia constitui um grande ponto de partida destes périplos perigosos.

A Europa luta contra estes fluxos de migração de várias maneiras, nomeadamente apoiando o Governo de Reconciliação líbio liderado por Fayez al-Sarraj, na esperança de impor o seu controlo na costa líbia.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 26abril2016