Agência Panafricana de Notícias

França disposta a fornecer energia nuclear à África do Sul

Paris, França (PANA) – O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, garantiu em Paris que o seu país estava pronto para pôr a sua perícia em matéria de produção de energia nuclear à disposição da África do Sul.

« O Presidente Jacob Zuma disse-me que o seu país iniciou uma reflexão em matéria de produção de energia nuclear. Estamos prontos para o ajudar a dispor desta energia quando ele estiver pronto”, declarou Sarkozy quinta-feira durante uma conferência de imprensa.

O Presidente francês recordou que a África do Sul adquiriu experiência na produção de energia elétrica. O país dispunha de várias centrais nucleares durante o regime do apartheid e teve de as desmantelar sob pressões da comunidade internacional.

« Hoje, acreditamos na democracia sul-africana. Cremos no caráter irreversível da liberdade e do multipartidarismo. Por isso, estamos prontos a investir milhões de euros na África do Sul , nomeadamente no setor da energia nuclear”, acrescentou.

França e a África do Sul fizeram o balanço das suas relações políticas e económicas durante a visita de Estado, quarta e quinta-feiras, do Presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Acompanhado duma delegação que compreende o ministro das Finanças, Pravin Gordhan, o ministro da Indústria, Rob Davies, a ministra da Energia, Di Puo Peters, e o ministro da Polícia, Nathi Methtehwa, o Presidente Zuma manteve quarta-feira no Palácio do Eliseu um longo encontro com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy.

Segundo o Eliseu, questões bilaterais e a situação política em África, incluindo as crises ivoiriense e líbia, foram abordadas durante esta reunião.

Jacob Zuma reuniu-se igualmente com o presidente do Senado, Gérard Larcher, e com o presidente da Assembleia Nacional, Bernard Accoyer.

-0- PANA SEI/TBM/SOC/MAR/TON 04março2011