Agência Panafricana de Notícias

França disponibiliza 10 milhões de euros de ajuda alimentar de emergência para Sahel

Paris, França (PANA) – França disponibilizou uma ajuda de emergência de 10 miliões de euros a favor do Burkina Faso, du Mali, do Níger, da Mauritânia e do Tchad, para os ajudar a fazerem face á crise alimentar e nutricional devida á má campanha agricola, anunciou terça-feira em Paris o porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Ele precisou durante um briefing com a imprensa que o envelope de dez miliões de euros estará à disposioção do Programa Alimentar Mundial (PAM) que acompahará as medidas de emergência já tomadas por estes países do Sahel.

«França apela à comunidade internacional para se moblizar já afim de apoiar os esforços dos países do Sahel e evitar a degradação da situação», disse o porta-voz francês.

Ele considerou por outro lado que, para além das respostas urgentes e pontuaveis, a frequência das crises no Sahel e a sua dimensão regional recomenda a aceleração da elaboração do projeto das reservas alimentares humanitárias da Comunidade Económica dos Estados da Àfrica Ocidental (CEDEAO).

Vários miliões de pessoas que vivem nos países membros do Comitê interrestaduais de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) estão ameaçadas pela penúria alimentar devida à má pluviometria na região.

Segundo associações locais de consumidores, os preços dos géneros alimentícios registaram altas vertigininosas antes do periodo de junção que começa habitualmente a partir de abril.

-0- PANA SEI/JSG/DIM/DD 14dezembro2012