França desembolsa 33,5 milhões de euros para agricultura e descentralização no Mali
Bamako, Mali (PANA) - O Mali e a França assinaram, quarta-feira, vários acordos de cooperação, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
Estimados em 33,5 milhões de euros, estes acordos foram assinados em Paris (França) pelo primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé, e pelo diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Remy Rioux.
O primeiro acordo consiste num "memorando para um diálogo prospetivo nos domínios económico e do desenvolvimento" entre as ambas as partes.
O objetivo desta parceria é desenvolver um programa de produção inteletual que contribua para políticas públicas nos domínios prioritários definidos pelo Governo do Mali.
O segundo é uma subvenção de 18,5 milhões de euros, concedida pela AFD ao Governo do Mali, para a execução dum projeto identificado como "Apoio à transição agroecológica do sistema produtivo na zona de algodão do Mali (AGRECO), que apoiará o setor do algodão do Mali.
Durante um período de quatro anos, o empreendimento apoiará produtores e suas organizações na intensificação ecológica da produção.
Também permitirá melhorar o desempenho das redes de Cooperativas de Produtores de Algodão (SCPC) e Centros de Gestão Rural (CGR).
O terceiro acordo é um apoio orçamental de 15 milhões de euros, para apoiar a reforma da descentralização administrativa no Mali.
O objetivo desta subvenção é apoiar as autoridades do Mali a enfrentar o desafio de acompanhar o processo de descentralização, através do co-financiamento de um programa apoiado pelo Banco Mundial.
Este financiamento deve garantir a disponibilidade e utilização de recursos públicos, a fim de reforçar a prestação de serviços públicos essenciais ao nível das autarquias.
-0- PANA GT/JSG/CJB/DD 12set2019