França desembolsa $ 2 biliões para Televisão Digital Terrestre no Mali
Bamako, Mali (PANA) - França decidiu conceder ao Mali dois biliões de francos CFA (três milhões 396 dólares americanos) como complemento de financiamento para os trabalhos de instalação da Televisão Digital Terrestre (TDT), neste país da África Ocidental.
A convenção sobre o financiamento foi assinada quarta-feira, em Bamako, pelo primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé, e pelo embaixador de França no Mali, Joël Meyer.
O projeto permitirá ao Mali passar da televisão analógica à digital e multiplicar, até 2020, as capacidades de difusão do Mali em termos de conteúdos culturais e educativos, nomeadamente a favor de todas as populações.
As equipas técnicas da Empresa Maliana de Transmissão e Difusão (SMTD) e do agrupamento Thomson Camusat já estão a ativar-se para a efetividade da instalação, até finais de abril de 2020.
Esta convenção permitirá controlar o programa de transição, melhor dominar o desenrolamento sequencial da passagem do analógico ao digital, bem como garantirá a transferência de competências e permitirá realizar a mudança nas melhores condições.
Lembre-se que uma primeira tranche de 29 biliões de francos CFA (49 milhões 236 mil 474 dólares americanos), ou seja 85 porcento da soma total do projeto, foi efetuada na sequência de um protocolo financeiro assinado, a 20 de dezembro de 2018.
Segundo o embaixador de França no Mali, a instalação da TDT produzirá importantes atividades novas, cujas receitas significativas beneficiarão integralmente o Estado, e criará várias dezenas de empregos diretos, nomeadamente a favor dos jovens.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 19dez2019