Agência Panafricana de Notícias

França deseja solução pacífica para problemas pós-referendários no Sul Sudão

Paris, França (PANA) - A resolução de todas as questões pendentes do referendo de autodeterminação, realizada em 09 de janeiro ýltimo no Sul Sudão deve inscrever-se no quadro de um diálogo construtivo e responsável, declarou segunda-feira, em Paris, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Valero.

Falando durante uma conferência de imprensa, Valero deu o apoio do seu país ao Painel de Alto Nível da União Africana sobre o Sudão, liderado pelo ex-Presidente sul-africano Thabo Mbeki.

"Lamentamos os combates que ocorreram em vários Estados do Sul Sudão, particularmente no Estado do Alto Nilo, onde foram assinaladas numerosas vítimas. Apelamos às partes em conflito a dar prova de responsabilidade e que se abstenham de qualquer tipo de violência neste período crucial ", proseguiu.

Várias questões, incluindo a delimitação das fronteiras e a partilha das receitas petroleiras entre o norte e o sul, permaneceram pendentes após o referendo de autodeterminação que teve uma vitória esmagadora do "sim".

Funcionários deste novo Estado independente e o Governo Federal de Cartum (Sudão) deveão também encontrar um compromisso sobre a região de Abyei (entre Norte e Sul Sudao) e sobre a cidadania dos Sudaneses do sul que vivem no norte e dos do norte que vivem no sul do país.

-0- PANA SEI/TBM/CCF/DD 14março2011