Agência Panafricana de Notícias

França deseja referendo transparente e credível no Sul Sudão

Paris, França (PANA) – A França deseja que o referendo de autodeterminação previsto para 9 de Janeiro próximo no Sul Sudão decorra em melhores condições possíveis de transparência e credibilidade, disse quinta-feira em Paris o porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando durante um briefing, Valero sublinhou que este referndo constitui uma etapa fundamental na implementação do acordo global de paz inter-sudanês assinado em 2005.

«A França acompanha com atenção os preparativos deste acontecimento e apoia o desdobramento duma missão de observação eleitoral europeia no terreno", disse o diplomata francês.

Mais de três milhões de Sul-Sudaneses inscreverem-se nas listas eleitorais durante as operações de incrições que findaram quarta-feira última para se pronunciar-se sobre a manutenção ou não da sua província no Estado Federal do Sudão.

Desde os acordos de paz de 2005, o Sul Sudão é administrado por um Governo semi-autónomo dirigido por um antigo chefe rebelde, Salva Kiir, que acumula as suas funções com as de Vice-Presidente do Sudão.

-0- PANA SEI/AAS/CJB/DD 09Dez2010