Paris, França (PANA) – O Governo francês saudou a nomeação, quarta-feira, dos membros do Conselho Soberano sudanês e desejou ao novo primeiro-ministro do país, Abdalla Hamdok, pleno sucesso nas suas missões.
Numa nota oficial, o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros apelou às novas autoridades sudanesas para o respeito do calendário da transição e a formação do Governo nos prazos fixados, visando a resolução dos problemas com que os Sudaneses estão confrontados.
Ao mesmo tempo, exortou todas as partes sudanesas e os diferentes grupos rebeldes a envolver-se na conclusão rápida de um acordo de paz.
O Conselho Soberano, que substitui o Conselho Militar de Transição (CMT), tomou posse, quarta-feira, bem como o seu presidente e líder do CMT cessante, general Abdel Fattah Al-Burhan, e o primeiro-ministro Abdallah Hamdok.
O acordo sobre uma declaração constitucional concluído entre as partes sudanesas, assinado sábado último, estipula que o general Al-Burhan dirigirá o Conselho durante 21 meses antes da sua sucessão por um civil para o resto dos 39 meses de transição previstos.
França apelou ainda aos parceiros externos do Sudão para o acompanhar na continuação da transição, através de um apoio político e económico, e reiterou a sua disponibilidade de dar a sua ajuda às autoridades sudanesas.
-0- PANA BM/IS/FK/IZ 23ago2019