Agência Panafricana de Notícias

França deseja instalar base militar permanente no Níger

Paris, França (PANA) – França submeteu ao Níger um projeto de acordo que a autoriza a instalar uma base militar permanente no território nigerino, revelou esta terça-feira à PANA uma fonte governamental nigerina.

De acordo com a mesma fonte, o projeto de acordo já foi objeto duma primeira discussão em Niamey, a capital do Níger, mas não houve acordo sobre a instalação da base militar francesa.

« Após esta primeira discussão, os participantes decidiram esperar pela eleição das novas autoridades nigerinas para se relançar discussões. Para uma decisão tão importante, é melhor que sejam as autoridades eleitas que a tomem », explicou uma personalidade importante da transição.

Desde o rapto de sete empregados de Areva (grupo francês), França dispõe no Níger duma corpo expedicionário de cerca de 80 soldados de elite apoiados por meios aéreos dos quais aviões de controlo e de reconhecimento.

França deseja fazer um pilar da sua base militar permanente no Níger, o seu primeiro fornecedor de urânio que serve para produzir cerca de 80 porcento da eletricidade utilizada no território francês.

Cerca de mil 500 cidadãos franceses residem no Níger onde dois deles foram raptados em janeiro último por Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) antes de ser abatidos no território maliano.

-0- PANA SEI/AAS/FK/DD 15março2011