Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A França desaconselhou formalmente, neste fim de semana, aos seus cidadaãos de permanecer nos territórios do Mali, do Tchad, do Níger e do Burkina Faso, bem como na maior parte do território mauritano, soube a PANA de fonte oficial.
"Qualquer movimentação nas zonas formalmente desaconselhadas deve ser excluída. Os franceses que ali estariam são convidados a deixá-las", lê-se website da France Diplomatie (França Diplomacia).
Nas zonas não recomendadas, salvo motivo imperioso, é aconselhável, caso a deslocação ou estadia se revele imprescindível, tomar medidas de segurança reforçadas, nomeadamente ao nível das deslocações e alojamento, segundo a mesma fonte.
Cidadãos franceses que se encontram nestas áreas devem saber que a sua segurança e as suas vidas são prováveis e diretamente ameaçadas, acrescentou a fonte, precisando que os riscos comprovados nestas áreas são incompatíveis com o turismo.
A ameaça terrorista no Sahel continua elevada, alerta a fonte.
Neste contexto, o risco de ataques e sequestros dirigidos a ocidentais é elevado na zona do Sahel (Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad), mas também nos países vizinhos.
"Nenhuma zona pode ser considerada totalmente segura. Recomenda-se sobretudo uma extrema vigilância, tendo em conta as indicações que constam nos Travel Advice (Conselhos sobre Viagem) específicos de cada país", recomendou.
-0- PANA NTDD/JSG/MAR/DD 09abril2023