Agência Panafricana de Notícias

França defende solução consensual para crise no Togo

Paris, França (PANA) – A França está preocupada com a situação no Togo e defende uma solução consensual na crise entre o regime no poder e a oposição, declarou neste fim de semana a porta-voz do Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), Agnes von der Muhll.

Num briefing com a imprensa, Agnes von der Muhll, condenou ao mesmo tempo atos de violência ocorridas na semana passada no Togo.

Manifestações organizadas sábado e segunda-feira últimos por uma coligação de 14 partidos políticos da oposição, para exigir a cessação dos preparativos das eleições legislativas agendadas para 20 de dezembro corrente, fizeram quatro mortos em todo o território nacional.

De acordo com o Quai d’Orsay, o Governo francês não pretende formar nem mandatar uma missão de observação eleitoral no Togo nesta ocasião das eleições legislativas, mas defende uma solução consensual.

A França apoia os esforços envidados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para buscar uma resolução negociada da crise política e continua disposta a acompanhar qualquer iniciativa que permita encontrar uma solução consensual, precisou a mesma fonte.

-0- PANA BM/IS/SOC/FK/DD 15dez2018